quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Homenagem aos agentes de saúde

No dia 6 passado fiz pronunciamento na Assembléia Legislativa para homenagear os agentes comunitários de saúde pelo seu dia, comemorado no dia 4. O Ceará foi o iniciador desse processo de prevenção de doenças, através de um programa instituído no governo de Tasso Jereissati (foto), quando o titular da Secretaria de Saúde era Carlile Lavor.
Começou a ser feita a redução de doenças simples, mas que, por falta de prevenção, aconteciam em números alarmantes e preocupantes.
Lembrei que os agentes de saúde são merecedores do reconhecimento dos deputados e dos que fazem as políticas publicas de saúde do Estado, porque juntamente com médicos, enfermeiros, odontólogos, com a comunidade da própria unidade de saúde e com os agentes de endemias, fazem com que o Programa Saúde da Família (PSF) tenha sua implantação acertada nos estados brasileiros.
Observei também que a última conquista da categoria foi a vinculação dos agentes comunitários de saúde aos estados, pois eles estavam inseridos na lei federal. Aqui no Ceará, tivemos uma batalha muito grande para que seus direitos fossem estabelecidos e, com o apoio de todos os deputados, principalmente do líder do Governo, deputado Nelson Martins (PT), conseguimos algumas vantagens que não vieram postas na lei, sensibilizando o governador Cid Gomes para que atendesse com dignidade aos agentes.
Ressaltei ainda que existe uma luta no Senado Federal, empreendida pela senadora Patrícia Sabóia (PDT-CE) e por Tasso, pelo estabelecimento de um piso nacional para os agentes comunitários de saúde e de endemias. Teremos esse piso, a partir do próximo ano, começando a ser implantado em todo o Brasil. A sensibilidade dos senadores do Ceará fez com que fosse aprovado e esperamos que rapidamente tenhamos sua implementação, como justiça a tudo que os agentes comunitários de saúde têm feito pela redução dos índices de mortalidade infantil e de outras endemias.
Por fim, registrei o reconhecimento que deve ser dado ao Dr. Carlile Lavor, pela coragem e ousadia de ter implantado esse programa, sem que, em um primeiro momento, tivesse recebido recursos do governo federal, o que começou a ocorrer só depois que o governo federal viu a importância do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário